16 de Outubro - Dia Mundial da Anestesia

Médico Anestesiologista: qual a formação e a função desse especialista?

Médico Anestesiologista: qual a formação e a função desse especialista?

Por Dra. Jane Auxiliadora Amorim

O anestesiologista, popularmente chamado de anestesista, é um médico graduado pelas Faculdades de Medicina reconhecidas pelo Ministério da Educação e com residência médica (especialização) em Anestesiologia, cujo processo de graduação e especialização tem duração de nove anos pela legislação Brasileira.

Nesse contexto, esse profissional dedica no mínimo 9 anos de estudo para ser reconhecido como especialista. Preenchido os requisitos, o Título de Especialista é obtido através da Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e apenas os médicos portadores de Título de Especialista em Anestesiologia podem ser membros associados a Cooperativa de Médicos Anestesiologistas de Pernambuco.

Quanto as funções desempenhadas, é um médico com formação multidisciplinar, altamente preparado para lidar com todos os cuidados perioperatórios, incluindo grandes cirurgias, traumas, obstetrícia, pacientes em estado crítico e tratamento da dor. Trabalha com todas as especialidades médicas cirúrgicas, exames diagnósticos ou intervenções terapêuticas. Alguns ampliam suas atividades nas áreas de tratamento de dor crônica, gestão em saúde e ensino.

Previamente ao procedimento cirúrgico, é o anestesiologista que prepara o paciente através da realização da consulta ou avaliação pré-anestésica, minimizando os riscos da intervenção anestésico-cirúrgica. Nessa avaliação, é realizada uma consulta onde é investigado o estado de saúde do paciente; são fornecidas as orientações e preparo necessário para o procedimento; é informado e esclarecido o tipo de anestesia, riscos e possíveis reações adversas; informações essas contidas no Termo de Consentimento Livre e esclarecido que deverá ser lido e assinado pelo paciente ou seu responsável legal.

Durante a cirurgia, o ato anestésico envolve a administração de fármacos que têm a propriedade de abolir a dor e a consciência e promoverem relaxamento muscular, permitindo que o paciente seja submetido ao procedimento cirúrgico de forma segura. Simultaneamente é o responsável pelo monitoramento e controle de todas as funções vitais, e está efetivamente preparado para o atendimento e tratamento de qualquer complicação que por ventura aconteça. É efetivamente o anjo da guarda da vida do paciente.

Ao término da cirurgia, na sala de recuperação pós-anestésica, é também o anestesiologista que cuida do paciente para que a recuperação da anestesia ocorra de forma tranquila e confortável.

Comprometidos com a qualidade do atendimento prestado a nossos clientes, todos os anestesiologistas Pernambucanos que exercem sua atividade profissional através da Cooperativa de Anestesiologia de Pernambuco (COOPANEST-PE), são também membros associados das Sociedades Pernambucana (SAEPE) e Brasileira de Anestesiologia (SBA), cuja missão dessas Instituições consiste em manter e incentivar constantemente a atualização científica e profissional desses profissionais, na busca constante pela qualidade e segurança na assistência aos pacientes, trabalhando continuamente em prol do maior bem a que se pode confiar: a vida.

Related Posts