16 de Outubro - Dia Mundial da Anestesia

Governança Corporativa

“Trata-se de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados”.
(Fonte: Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa – Sistema OCB)

Para a COOPANEST-PE, a estruturação da Governança Cooperativa garante a formação do pensamento estratégico, sustentabilidade e adoção de mecanismos e controles, que permite aos Agentes da Governança – Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitê Especial de Integridade e Conduta, Comitê Especial de Auditoria Médica e Gestão Executiva, assegurar, dentro dos princípios do cooperativismo, a execução dos objetivos sociais.

A Governança Cooperativa possui 5 princípios – Autogestão, Senso de Justiça, Transparência, Educação e Sustentabilidade, que são observados pelos Agentes da Governança da COOPANEST-PE.

Assembleia Geral – É a principal instância dos médicos anestesiologistas cooperados. Nas Assembleias são eleitos os componentes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal. São apresentados os principais projetos da cooperativa e realizadas as deliberações em conjunto. A Assembleia é, portanto, a principal representação da governança cooperativa.

O Estatuto Social da COOPANEST-PE, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 18/09/2019, estabelece que a cooperativa será administrada por um Conselho de Administração composto de 5 membros, todos cooperados com os títulos de Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro, eleitos para um mandato de 2 anos. Também é determinação estatutária, que os atos do Conselho de Administração serão fiscalizados por um Conselho Fiscal, constituído por 3 membros efetivos e 3 suplentes, sendo todos eles cooperados, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de 1 ano.

Conselho de Administração – Tem como função definir as estratégias da cooperativa, sempre em conformidade com a assembleia geral, com visão de longo prazo e pensando na sustentabilidade da instituição.

Conselho Fiscal – Tem como missão, fiscalizar a gestão, o funcionamento da cooperativa e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral.

Comitê Especial de Integridade e Conduta – Sua função é fiscalizar o cumprimento do Código de Conduta e Relacionamento, Estatuto Social e Regimento Interno, pelos cooperados, assegurar a independência das análises dos casos que envolvem cooperados e propor ações corretivas ou preventivas para o Conselho de Administração ou Assembleia Geral relativamente às infrações comprovadas.

Comitê Especial de Auditoria Médica – Sua atribuição é assessorar o Conselho de Administração da COOPANEST-PE nas questões relacionadas ao fluxo de cobrança dos procedimentos realizados pelos cooperados, e nas normas a serem seguidas neste processo, orientar o setor operacional na execução das cobranças, assessorar o setor operacional nas auditorias de glosas e definição da necessidade de recursos e representar a COOPANEST-PE junto aos clientes nas discussões de glosas, quando necessária a participação de Médico Auditor.

Gestão Executiva – Responsável pela execução das estratégias, políticas, normas, diretrizes e o alcance dos resultados fixados pelo Conselho de Administração, prestando contas a este Órgão. Sua maior atribuição é cuidar da gestão da organização e coordenar as gerências, que são responsáveis pela elaboração e implementação dos processos operacionais da cooperativa.