História do Cooperativismo

“Cooperativa é uma organização de pessoas unidas pela cooperação e ajuda mútua, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns a todos, cujos aspectos legais e doutrinários são distintos de outras sociedades”
O movimento cooperativista teve início em 1844 em Rochadale, na Inglaterra. Criado por um grupo de 28 tecelões que se uniram em um modelo de negócio na busca de conseguir redução dos preços ao adquirirem produtos em grande quantidade. Com o passar dos anos, o movimento se ampliou pelo mundo e se distribuiu por vários setores da economia. Hoje, a força do cooperativismo é vista em cerca de 3 milhões de cooperativas compreendendo 1 bilhão de cooperados, o que corresponde a 12% da população mundial.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo, o Brasil possui 5 das maiores cooperativas do mundo. No Brasil, as cooperativas são organizadas dentre 7 Ramos que somam 15,5 milhões de cooperados, tais como: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transportes.
Em Pernambuco temos aproximadamente 200 cooperativas de diversos Ramos.
O Ramo Saúde existe há mais de 50 anos no Brasil e está presente em 85% dos municípios do país, atendendo cerca de 25 milhões de pessoas por meio de plano de saúde médico e odontológico. São 783 cooperativas do Ramo Saúde que congregam mais de 275 mil cooperados e empregam cerca de 108 mil pessoas. Dentre as cooperativas do Ramo Saúde além de médicos e odontólogos encontramos outros profissionais como psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Devido à larga experiência no Ramo Saúde, o Brasil é referência para vários países que crescem no setor em bases cooperativistas.

Foto registrada no Rochdale Pioneers Museum em 2016 pelo Sr. Helton Cabral.
Este Museu funciona hoje, onde foi a sede da primeira Cooperativa do mundo. Fundada em 1844.